Todo mundo já ficou em dúvida se um determinado laboratório clínico realiza seu serviço de forma correta. Porém, essa é uma questão muito importante, por isso, há o controle de qualidade laboratorial.
Este controle de qualidade está incluso no manual de boas práticas em saúde, além de ser um requisito da ANVISA. Esse manual estabelece as exigências necessárias para o funcionamento correto de um laboratório para fazer exames.
Por isso, o especialista em controle de qualidade laboratorial precisa ter o conhecimento de todas as práticas para garantir a segurança e a eficiência na elaboração do exame. Então, o que fazer para se tornar um especialista em controle de qualidade laboratorial?
O que é controle de qualidade laboratorial?
O controle de qualidade laboratorial é um aglomerado de estratégias que visa a segurança, eficácia e qualidade no procedimento da execução do exame. As normas estabelecem vários parâmetros que serão usados para mensurar o grau da qualidade de um serviço laboratorial, garantindo a regularidade do estabelecimento em várias frentes.
Por meio desse controle é possível assegurar os resultados obtidos no laboratório, e também assegurar a confiabilidade para os pacientes que tudo foi feito com muita qualidade.
O que um especialista em controle de qualidade laboratorial faz?
Um especialista em controle de qualidade laboratorial é o profissional capacitado para interpretar os resultados com muita transparência e exatidão. Além disso, é o especialista que disponibiliza os resultados dos pacientes com maior confiabilidade.
Esse profissional também acompanha e considera o seu processo analítico, estando pronto para capacitar qualquer equipe.
Como se tornar um especialista em controle de qualidade laboratorial?
Para se tornar um especialista em controle de qualidade é preciso, primeiro, gostar dessa área. Além da área de saúde, o candidato também deve gostar de trabalhar com números, ou seja, gostar de exatas.
Além disso, para se tornar um especialista é necessário fazer cursos de capacitação. Muitos desses cursos são oferecidos na internet. Também é possível fazer esse curso de forma online, porém, há muitas instituições nos municípios que também oferecem esse curso.
É preciso fazer faculdade para ser especialista nessa área?
Diferente do que muitas pessoas acreditam, para se tornar um especialista em controle de qualidade, não precisa fazer faculdade, apenas um curso nessa área. No entanto, qualquer pessoa que tenha feito faculdade de medicina pode fazer esse curso de especialização.
O que está incluso na grade disciplinar?
O aluno vai aprender sobre a definição do conceito de qualidade, manual de qualidade, como fazer o descarte correto de resíduos, controles de atividades que envolvem limpeza, calibração de equipamentos e manutenção, gestão de qualidade, procedimento operacional padrão e muito mais.
Mercado de trabalho para especialista de controle laboratorial
O mercado de trabalho para especialistas de controle laboratorial está aquecido, pois um dos empreendimentos que mais se investem atualmente é o de laboratório clínico. Por causa da demanda, há uma necessidade de profissionais nessa área.
Também precisamos falar que o salário é algo atrativo, já que nessa função, o profissional ganha em torno de três mil reais.