Quais as diferenças entre a psicologia e a psiquiatria? Saiba agora!

Nunca se viu tantas pessoas com problemas e transtornos mentais como nesses últimos anos. Cada dia que passa mais pessoas recorrem a médicos, psiquiatras ou psicólogos, para tratar algum problema de comportamento humano.

A semelhança entre essas duas especialidades confunde muitas pessoas, por isso, alguns não sabem a quem recorrer, perdendo tempo e, em alguns casos, dinheiro.

Neste artigo você vai saber a diferença entre psiquiatria e psicologia, onde atuam e se o mesmo paciente pode ser acompanhado pelas duas especialidades ao mesmo tempo.

Quais as diferenças entre a psicologia e a psiquiatria?

Muitas pessoas não sabem a diferença entre psicologia e psiquiatria, pensam que se trata da mesma coisa, mas são completamente diferentes, no entanto, atuam juntos.

A psicologia identifica e trata problemas emocionais, mentais e comportamentais. Já no caso do psiquiatra, é a área que identifica e trata problemas psicológicos com medicamentos.

O que faz um Psicólogo?

O psicólogo é um profissional de saúde que promove, previne e recupera a saúde mental de pacientes, em locais como hospitais, clínicas, instituições educacionais, empresas e muito mais. Por meio da psicoterapia, esse profissional realiza seu trabalho que pode ser feito de modo individual ou coletivo.

Esse médico atende, escuta e compreende as reclamações de seus pacientes, fazendo intervenções através de métodos que são aprovados pela ciência e também pela ética profissional. Dessa forma, o paciente consegue encarar seus conflitos e angústias de uma maneira melhor.  

O que faz um psiquiatra?

O psiquiatra é o médico responsável por prevenir, promover e tratar problemas com relação à saúde mental. Esse profissional consegue identificar transtornos psiquiátricos analisando o comportamento humano, descrevendo as características e identificando as doenças.

Somente esse médico pode prescrever algum medicamento para auxiliar no tratamento das doenças psiquiátricas. Esse profissional pode trabalhar em locais como hospitais, clínicas, no âmbito jurídico e ocupacional.

Esses dois profissionais podem trabalhar juntos?

Hoje em dia, tem situações que a pessoa pode procurar um desses médicos e para fazer algum tipo de tratamento para um problema específico. Mas na maioria dos casos, o indivíduo precisa ter acompanhamento médico com essas duas especialidades.

Às vezes, a saúde mental do paciente é tão preocupante, a ponto de afetar a funcionalidade de seu organismo e consequentemente, de sua vida. Nestes casos, o mais indicado é essas duas especialidades atuarem juntos para tratar desses pacientes.

Unidos, esses dois tipos de médicos podem descobrir as necessidades do paciente e trabalhar de modo complementar para ajudar na recuperação ou na melhoria do transtorno.

Para quem essas duas áreas são indicadas?

Essas duas áreas são recomendadas para pessoas que são apaixonadas pelo comportamento humano.

Sendo mais específico, a psicologia é indicado para aqueles que desejam atuar não somente no tratamento de transtornos psicológicos, mas em outras áreas que envolvem a psique humana.

No caso da psiquiatria, essa área é mais indicada para aquelas pessoas que gostam do ramo médico e que desejam trabalhar unicamente para tratar transtornos mentais. Deste modo, fica claro para todos que a Psicologia e a Psiquiatria são áreas bem diferentes, mas que uma completa a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *