Quando foi a última vez que você pensou em algo realmente novo e original? Exercitar suas habilidades de pensamento criativo é uma parte crítica da vida, não importa o campo em que você trabalhe.
Para quem considera a criatividade e a inovação dons da natureza, é importante entender que é uma habilidade que pode ser aprimorada com um treinamento adequado.
Não só isso, mas você também pode fazer uso de certas técnicas para criar soluções inovadoras de forma constante.
Também é importante quebrar o mito de que a criatividade depende totalmente de uma fonte mística de inspiração.
Em vez disso, é o subproduto do consumo de todos os tipos de conteúdo, sendo capaz de se relacionar com diferentes mídias e desconstruir questões para chegar às respostas adequadas. O pensamento criativo adequado torna isso mais fácil.
O que é pensamento criativo?
O pensamento criativo se refere ao uso de habilidades e habilidades sociais para chegar a novas soluções para os problemas.
Habilidades de pensamento criativo são técnicas usadas para olhar a questão de ângulos diferentes e criativos, usando as ferramentas certas para avaliá-la e desenvolver um plano.
O foco na criatividade e inovação é importante porque a maioria dos problemas pode exigir abordagens que nunca foram criadas ou experimentadas antes.
É uma habilidade muito valorizada individualmente e que as empresas sempre devem aspirar ter entre suas fileiras. Afinal, a palavra criatividade significa um fenômeno onde algo novo é criado.
O pensamento criativo é uma habilidade e, como qualquer outra, precisa de exercícios constantes para se manter afiado.
Você precisa se expor regularmente a situações em que uma nova ideia é necessária e se cercar de pessoas com ideias semelhantes para atingir esse objetivo.
Esse processo é facilitado com o uso de certas técnicas. Eles ajudam você a ter a mentalidade certa e fornecem a estrutura básica para chegar a novas ideias sob demanda.
Técnicas de pensamento criativo
Como você acabou de aprender, o pensamento criativo pode ser acionado por algumas técnicas amplamente utilizadas.
Esses são métodos eficazes para ajudá-lo a ter novas ideias, testá-las em novos ambientes e contar com a contribuição de outras pessoas para torná-las ainda mais inovadoras.
Alguns dos melhores exemplos de habilidades de pensamento criativo podem incluir: pensamento lateral, leitura visual, pensamento out-of-the-box, direitos autorais, criatividade artística, resolução de problemas, mente analítica e pensamento divergente.
Debate
Essa técnica pode ser muito útil em problemas de pequena ou grande escala que requerem uma solução criativa. O objetivo principal é formar um grupo de pessoas e difundir ideias sem interferências.
Brainstorming
A ideia geral do brainstorming é que, por ter um excesso de soluções com potencial criativo, fica mais fácil chegar a uma com o mais alto nível de qualidade.
O brainstorming tem várias vantagens que podem ajudá-lo a exercitar suas habilidades de pensamento criativo.
Para começar, não requer uma estrutura rígida para funcionar, sendo muito informal. No entanto, pode ser facilitado por orientação profissional.
Além disso, as pessoas envolvidas nem precisam estar juntas ao mesmo tempo, pois você pode usar um ambiente virtual ou colocar ideias em um documento compartilhado.
Para que funcione bem, todos os participantes devem estar cientes do problema que requer uma solução criativa e estar familiarizados com o funcionamento do brainstorming.
No final, não se esqueça de registrar todas as ideias por meio de documentação adequada.