O profissional de odontologia que tem vontade de expandir seus conhecimentos e focar em mais do que manusear uma tira serrilhada, brocas e outros equipamentos em tratamentos simples, pode, facilmente, se tornar um cirurgião dentista focado em alguma especialização.
Portanto, confira a seguir quais são as principais funções de um cirurgião dentista.
1. Ortodontia
A ortodontia, uma das áreas mais conhecidas e procuradas pelos pacientes, envolve o tratamento com aparelhos ortodônticos fixos e móveis.
Ela tem como objetivo atuar em problemas que envolvem o posicionamento dos dentes e dos ossos, seja de forma corretiva ou preventiva.
2. Implantodontia
Outra função que o cirurgião dentista pode exercer, é se especializar em Implantodontia.
Esta é uma das áreas da odontologia que mais tem evoluído com o surgimento de novas tecnologias.
3. Endodontia
O cirurgião dentista especializado em Endodontia, trata os nervos e a razão dos dentes dos seus pacientes.
Este profissional tem como função tratar traumas e fraturas dentárias, além de realizar cirurgias de canal.
Ademais, é uma área que requer bastante cuidado, pois envolve o tratamento de tecidos que podem facilmente ser infectados por bactérias, levando, assim, risco à vida dos pacientes.
4. Radiologia odontológica e imaginologia
A área de Radiologia odontológica e imaginologia é voltada para a realização de exames de imagem e radiológicos focados na anatomia da face.
Na lista de especialidades importantes dentro da Odontologia, esta com certeza está entre as primeiras, pois outras especialidades dependem de exames de imagem para chegar em diagnósticos e chegar em um tratamento.
5. Odontopediatria
O cirurgião dentista que trabalha na área de Odontopediatria, tem como função não apenas tratar da saúde bucal de crianças, mas, sim, se profissionalizar em um tratamento minucioso e estratégias lúdicas.
Esta especialidade envolve o tratamento bucal de bebês, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentes e de crianças que ainda convivem com os dentes de leite.
6. Cirurgia bucomaxilofacial
O cirurgião dentista que escolheu trabalhar com Cirurgia bucomaxilofacial, é um profissional que se faz presente em hospitais e ambulatórios.
Ele pode atuar em cirurgias que envolvem tumores e cânceres, traumas faciais, lesões e fraturas, reconstrução da face, malformações congênitas e, até mesmo, intervenções cirúrgicas no pescoço, caso estejam relacionadas ao aparelho bucal.
7. Periodontia
A Periodontia é a área que trata da saúde das gengivas.
O profissional que atua nesta especialidade, tem como função diagnosticar e tratar problemas comuns e corriqueiros, bem como a gengivite, periodontite e placas bacterianas.
Além disso, o cirurgião dentista também cuida dos ossos, ligamentos e do cemento, um tecido que recobre a superfície da raiz do dente.
8. Odontologia estética
A Odontologia estética está ligada, como o próprio nome diz, à aparência dos pacientes.
Sendo assim, o profissional desta área atua fazendo clareamentos dentais , plástica nas bochechas (também conhecida como bichectomia), plástica nas gengivas, (também chamada de gengivoplastia), aplicação de toxina botulínica nos lábios (botox) e restaurações dentárias.
9. Odontogeriatria
A Odontogeriatria é voltada especialmente para o tratamento dentário de idosos e visa prover tratamentos tanto paliativos quanto curativos.
O cirurgião dentista que atua nesta área tem como função lidar com uma saúde bucal que sofreu ou vem sofrendo consequências por problemas comuns em pessoas de idade, como a osteoporose, perda de tonicidade na língua, diabetes, perda de dentes, problemas vasculares etc.
10. Cirurgia e traumatologia
Outra área onde o cirurgião dentista irá trabalhar em um ambiente hospitalar, é a de Cirurgia e traumatologia.
Nesta especialidade, o profissional é responsável por tratar problemas como pequenas lesões, extração de sisos e intervenções cirúrgicas simples.
Além disso, é necessário que o dentista possua conhecimento sobre questões complexas, bem como crescimento craniofacial irregular, traumatismos faciais, apneia do sono, tumores benignos e disfunções ligadas aos ossos da face.